Cronochip

DTR - ETAPA MAQUINÉ - 2025

Data do evento: 21/07/2025

Hora do evento: 06:00

REGULAMENTO

REGULAMENTO – DTR 2025 - “ ETAPA MAQUINÉ”


EDIÇÃO DTR 2025 (1ª ETAPA MAQUINÉ) DESBRAVADORES TRAIL RUN - EXTREME



1.1 – A DTR “ETAPA MAQUINÉ”, doravante denominada EVENTO, será realizada no dia 19 e 20/07/2025, na cidade de CATAS ALTAS, com as distâncias de 7Km noturno no dia 19/07, SABÁDO; 15Km e 25Km (APROXIMADAMENTE) diurno e ainda, Caminhada Ecológica (5Km), no dia 20/07, DOMINGO, com participação de PESSOAS DE AMBOS OS SEXOS, devidamente inscritas, doravante denominadas ATLETAS, independentemente da condição climática.

ATENÇÃO


A DESBRAVADORES TRAIL RUN, QUE FOI CRIADA E INSPIRADA EM GRANDES PROVAS DE TRAIL NO CENÁRIO NACIONAL, É UMA PROVA QUE MISTURA TODOS OS TERRENOS, COM DESCIDAS E SUBIDAS EXTREMAMENTE TÉCNICAS, TRECHOS DE TRAVESSIAS DE RIOS, ESCALAMINHADAS COM PERCURSOS MUITO DIFÍCEIS EM TODAS AS DISTÂNCIAS, POR ISSO, AVALIE A SUA CONDIÇÃO FÍSICA E MENTAL ANTES DE REALIZAR SUA INSCRIÇÃO.


1.2 – Em caso de cancelamento do Evento descrito no item 1.1, a Organização irá remarcar uma nova data. Todos os Atletas inscritos com suas inscrições devidamente pagas serão comunicados via Telefone, WhatsApp, E-mail ou Redes Sociais e estarão automaticamente já inscritos na próxima data da competição. Caso o Atleta não possa comparecer na data remarcada, deverá comunicar à Organização, por e-mail, em um prazo de até 30 (trinta) dias a contar do aviso do cancelamento da data oficial, e ficarão com um crédito referente ao valor efetivo pago para ser usado em outros eventos ou etapas do Organizador, dentro do período de 1 ano. Findado o prazo para solicitação, todos os Atletas que não se manifestarem serão considerados de acordo e com presença confirmada para nova data.

1.3 O Atleta poderá ainda tentar vender sua própria inscrição, desde que informe, via e-mail, à Organização, os dados do substituto, inclusive, a distância, com antecedência de 60 (sessenta) dias para realização do Evento. Havendo kit, o mesmo será mantido com tamanho de camisa do titular.



2.1 – A DTR será promovida por JUCINEY TRINDADE



3.1 – Poderão participar Atletas de ambos os sexos para o percurso 7Km, 15Km e 25Km.


3.2 – O EVENTO será dividido nas seguintes categorias e naipes no masculino e feminino:

MASCULINO FEMININO

ATÉ 29 anos ATÉ 29 anos

De 30 a 39 anos De 30 a 39 anos

De 40 a 49 anos De 40 a 49 anos

De 50 a 59 anos De 50 a 59 anos

De 60 anos acima De 60 anos acima


O kit será composto de: número de peito, chip, camisa alusiva, medalhão de participação, café da manhã e brindes de apoiadores (caso houver).



* SOBRE TROCAS:


• Poderão ser realizadas trocas de percursos e titularidade até a data de 01 de MAIO de 2025.

• Não será feita nenhuma alteração após essa data, assim sendo, o Atleta que correr com número de peito de outra pessoa, ou estiver correndo com número de peito no percurso que não seja o correspondente a sua inscrição, estará eliminado, sem possibilidade de recurso.


• Não terá alteração de numeração/tamanho de camisa em hipótese alguma.


• Não haverá troca de inscrições da Caminhada Ecológica (5Km) para nenhuma das distâncias, em hipótese alguma.


4.3 – Todos os Atletas com idade inferior a 18 (dezoito) anos deverão preencher o formulário de autorização (Anexo 2) deste regulamento, o qual deverá ser entregue no dia do Evento, juntamente com a cópia de sua identificação e de seu responsável legal, sob pena de não poder participar do Evento e nem ter direito a restituição do valor pago.


4.5 – Não haverá, em hipótese alguma, inscrição no dia do Evento.


4.6 – Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como de seus PATROCINADORES, APOIADORES e REALIZADORES, de nenhum valor correspondente à inscrição por motivos de desistência da parte do Atleta.


4.7 – Ao se Inscrever, conforme o item 4.2 deste Regulamento, o Atleta declara que:


Se trata de uma prova de Trail Run (corrida de trilha), com dificuldade EXTREMA, com obstáculos naturais, além de todos os possíveis fatores que exijam um bom preparo físico e técnico do Atleta, estando o mesmo ciente que encontrará dificuldades EXTREMAS, impostas pela topografia do circuito, assim como trechos de grande dificuldade técnica de locomoção, sendo assim, o Atleta assume todo o risco sobre sua participação no Evento, isentando, assim, a Organização, de quaisquer responsabilidades sobre possíveis riscos em virtude da participação no evento.

a) Ao participar deste EVENTO, o ATLETA assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita e concorda com o REGULAMENTO e suas regras, assume as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, seguro e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO, nas inscrições por e-mail, WhatsApp ou pelo site. O participante assume ter conhecimento e ter concordado com este regulamento.


b) O ATLETA inscrito se declara apto (saudável) a participar da prova e está ciente de que deve consultar antecipadamente um Médico e um Educador Físico, especializado em preparar Atletas para competições, em especial, corridas de TRAIL RUN (Anexo 1).

c) O ATLETA autoriza o uso de fotografias, filmagens ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste Evento, para finalidades legítimas de divulgação do Evento através de veículos impressos, televisivos, Internet ou outros meios eletrônicos.


d) Para a sua participação é imprescindível que o ATLETA esteja inscrito oficialmente, devendo portar o número de peito, durante toda a prova além de seguir e obedecer as sinalizações (prestar atenção e seguir a fita de acordo com a cor estabelecida para seu percurso) e orientações dos staffs e fiscais de provas.


e) Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, à Comissão Organizadora do Evento, até 30 (trinta) minutos após sua divulgação.


a) DATA, HORA E LOCAL:


. Dia 19/07, de 14hs às 17hs, na arena do EVENTO em Catas Altas;

. Dia 20/07, de 06h30min às 07:30 hs, na Arena do Evento.

*A Organização realizará um Congresso Técnico no dia 18 de julho de 2024, das 19h às 20h e informará aos participantes, oportunamente, o Link para participação.

b) Para a retirada do Kit, será necessário apresentar documento oficial de identificação, com foto e Termo de Responsabilidade e, em caso de dúvidas sobre a inscrição, o Atleta deverá apresentar o comprovante de pagamento.


6.1 – O EVENTO será realizado obedecendo ao seguinte calendário:


Data da Entrega dos Kits: Conforme letra “a” do item 5 deste Regulamento.


Data do Evento: 19 e 20/07/2025

Local da Largada: ARENA DE EVENTOS DE CATAS ALTAS – MG (RUA MAQUINÉ).


Horário de concentração dos Atletas:

. 18:00hs no dia 19/07/2025

. 07:00hs no dia 20/07/2025, com concentração e café para os ATLETAS.


Horários das Largadas:

• 19/07/2025, Sábado

* 19 hs, largada dos 7km noturno


• 20 /07/2025, Domingo

* 08hs, largada dos 25km;

* 08:15hs, largada dos 15km;

* 08:30hs, largada da Caminhada Ecológica.



Distância dos Percursos: 7km NOTURNO / 15km e 25km (aproximadamente, variando para maior) e Caminhada Ecológica (5Km).

6.2 – A distância escolhida deverá ser cumprida RIGOROSAMENTE por todos os Atletas de todas as categorias, de acordo com sua inscrição.


6.3 – Será desclassificado o Atleta que:


>NÃO PASSAR NOS PC´S correspondentes à sua distância.

*Além da cronometragem eletrônica, haverá PC (pontos de controle), com fiscais da prova monitorando os Atletas em pontos estratégicos, fazendo assim a anotação do número de peito e confirmando a passagem do Atleta. Caso algum Atleta não tenha todas as confirmações dos fiscais comprovando realmente sua passagem nos PC’S, comprovando a conclusão do percurso escolhido de forma legítima, o mesmo estará desclassificado (sem chance para qualquer justificativa), já que isso configura conduta antidesportiva e fraude.


• Não cumprir rigorosamente o percurso;

• Dificultar a ação de outros concorrentes;

• Chegar sem o número de peito;

• Apresentar durante a corrida conduta antidesportiva;

• Pegar carona de autos, bicicletas e similares;

• Trocar o número de peito antes, durante ou depois da corrida, ou correr com número diferente ao percurso escolhido;

• Encobrir o número e/ou o nome dos patrocinadores;

• Escapar da saída da prova, antes de seu início oficial;

• Desrespeitar qualquer norma desse Regulamento.


7.1 – Os Atletas serão agraciados com a seguinte premiação:


MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO: Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os Atletas que completarem rigorosamente o percurso estabelecido no ato da inscrição, dentro do seu prazo máximo de conclusão.


. 07 km NOTURNO: 2hs

. 15 km: 4hs

Haverá ponto de corte no km 8, às 11hs e no km 11, às 12hs, geral.

. 25 km: 6hs (haverá ponto de corte nesta distância). OS ATLETAS DO PERCUSSO DE 25KM, devem ficar atentos ao ponto de corte que acontecerá entre os km 18 e 19 (aproximadamente), às 11h45min da manhã. Este ponto é na trilha que dá acesso à cachoeira onde o Atleta deve pegar a medalhinha de confirmação de percurso e retornar para a sua chegada na arena. O Atleta que conseguir chegar até as 11h44min, deverá subir até a cachoeira, pegar sua medalhinha e descer até

o pórtico para cruzar a linha de chegada até as 12h20min e completar oficialmente a prova credenciando assim sua participação para concorrer aos pódios estabelecidos.

Atletas que não chegarem ao ponto de corte dentro do tempo limite serão notificados da desclassificação e receberão a marcação do fiscal, para dirigir-se direto para a arena.

Detalhe: o Atleta desclassificado no CORTE receberá sua medalha de participação, porém não entrará para os eleitos a possível pódio.

ATLETAS DESCLASSIFICADOS POR CONDUTA ANTIDESPORTIVA OU QUE NÃO ESTIVEREM PORTANDO NÚMERO DE PEITO, CHIP, E DE ACORDO COM TODAS AS FISCALIZAÇÕES NECESSÁRIAS DE SEU PERCURSO, NÃO RECEBERÁ A MEDALHA DE PARTICIPAÇÃO, ALÉM DE SER BANIDO DE TODOS OS EVENTOS DA ORGANIZAÇÃO.


TROFÉUS: Terão direito a Troféus os 5 (cinco) primeiros colocados, Masculino e Feminino, Geral.


TROFÉUS POR FAIXA ETÁRIA: Terão direito a troféu por faixa etária os 5 (cinco) primeiros colocados de cada categoria constante no item 3.2 deste Regulamento.


OBS.: Os 5 (cinco) primeiros colocados gerais não receberão troféus por faixa etária em suas respectivas categorias.


PREMIAÇÃO ESPECIAL: A Organização poderá realizar premiações especiais, ao seu critério.


Premiação especial para quem participar das 02 (duas) provas (noturno de sábado e diurno de domingo):

Serão premiados os campeões do Desafio (masculino e feminino), apurados entre aqueles que disputarem os 7km noturno e 15km diurno e os 7km noturno e os 25km diurno.

O critério de apuração será a soma dos tempos, sendo considerado campeão aquele que tiver feito o menor tempo na soma das 02 (duas) provas, o que será certificado pela Cronometragem eletrônica.

O Sistema eletrônico somará o tempo de cada atleta que figurar entre os 05 (cinco) primeiros de cada prova, desde que apareçam nas duas, pelo menos até o 5º lugar.

Assim, aquele que tiver feito os 02 (dois) com menor tempo somado, será considerado campeão do Desafio Especial.

7.2 – Não haverá, em nenhuma hipótese, acúmulo de premiação.


7.3 – Os Atletas deverão aguardar a cerimônia de entrega dos prêmios para o recebimento dos mesmos.

Caso o Atleta premiado não esteja presente durante a cerimônia de entrega dos prêmios, poderá receber a premiação futuramente, desde que solicite à Organização e arque com os custos de envio.


7.4 – As premiações iniciarão de acordo com a formação dos respectivos fechamentos de pódio, com previsão para início a partir das 13h30min.


8.1 – O EVENTO será realizado com apuração de resultados eletrônicos (chip). O tempo de percurso do Atleta será divulgado no fim da prova e, no máximo 24 horas, no site www.cronochip.com.br.

9.1 – A Comissão Organizadora do EVENTO, bem como seus PATROCINADORES, APOIADORES e REALIZADORES, não se responsabilizam por prejuízos ou danos causados pelo Atleta inscrito no Evento, a terceiros ou outros participantes, sendo esses de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.


9.2 – A Comissão Organizadora recomenda aos Atletas rigorosa avaliação médica no período que antecede a competição.


9.3 – No dia da competição, bem como na véspera, o Atleta deverá alimentar-se de algo leve e estar bem hidratado.


9.4 – Os participantes deverão chegar ao local da largada com, pelo menos, 1 (uma) hora de antecedência.


9.5 – Durante o percurso o Atleta deverá seguir as orientações das fitas de sinalização, que serão afixadas em cores diferentes para cada percurso, e sinais dos fiscais e guardas/Staffs, bem como outras marcações que serão anunciadas antes da largada.

9.6 – A Comissão Organizadora disponibilizará ambulâncias no local da largada e chegada, preparadas para prestar os primeiros socorros.


9.7 – Os atendimentos de emergência serão efetuados em hospitais da rede pública de saúde.


9.8 – Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como de seus PATROCINADORES, APOIADORES E REALIZADORES, de nenhum valor correspondente a materiais, equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos ATLETAS, que venham a ser extraviados durante a sua participação no EVENTO.


9.9 – O Atleta deverá observar o percurso, não sendo permitido qualquer meio auxiliar, para alcançar qualquer tipo de vantagem. O percurso estará disponível no início das inscrições e deverão ser analisados com antecedência pelo Atleta.



*HIDRATAÇÃO:


A ORGANIZAÇÃO DISPONIBILIZARÁ HIDRATAÇÃO DURANTE O PERCURSO DA SEGUINTE FORMA:


Em copos ou garrafas na chegada, para todos os percursos. Nos demais pontos, será realizado apenas o reabastecimento das garrafas, mochilas e demais recipientes em pontos estratégicos, além de bicas naturais ao longo do percurso.



*ITENS OBRIGATÓRIOS:


> 15km e 25km


*MOCHILA DE HIDRATAÇÃO, CINTO OU RECEPIENTE (PARA ARMAZENAR NO MÍNIMO 500ml DE ÁGUA);

*APITO

OBS.: o Atleta que for FISCALIZADO em qualquer ponto da prova, sem os itens obrigatórios, será desclassificado, sem possibilidade de recurso.


9.10 – Os Atletas deverão se manter exclusivamente na pista do percurso e observar os desníveis e obstáculos que possam existir ao longo do caminho, pois se trata de uma corrida por ruas, trilhas, estrada de terra batida, leito de rios e demais vegetações e obstáculos naturais decorrente do traçado de cada percurso.

9.11 – A Organização poderá, a qualquer tempo, suspender, prorrogar prazos ou ainda adicionar ou limitar o número de inscrições do Evento em função de necessidades / disponibilidades técnicas estruturais, sem prévio aviso.

9.12 – É fundamental e imprescindível a leitura deste Regulamento por todos os envolvidos neste Evento.


9.13 – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


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